sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Projeto Folclore



Emef Gildo Pereira Ciclo II

Professora: Regina Pereira dos Santos                                  Disciplina: ARTE

Justificativa:

A EMEF. Gildo Pereira realizou no mês de agosto o projeto folclore que permeia a vivência cultural das crianças e cria uma abertura para a experiência de modo ativo e solidificado dentro dos eixos de aprendizagem, harmonizando atividades concretas e experimentais, a fim de sistematizar conteúdos conceituais, conceituais e atitudinais, e estes foram utilizados como ponto de partida para a organização das atividades interdisciplinares para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural dos alunos.
O Projeto Folclore compreende o valor sócio-cultural nas diversas representações do real, objetivando liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos, oferecendo um ambiente que estimule a comunicação verbal que leve em consideração a singularidade das ações e o direito à brincadeira. O respaldo teórico para a validação do trabalho desenvolvido justifica-se na necessidade do trabalho com projetos e de uma prática pedagógica baseada na vida cotidiana, enfatizando uma maior integração e afetividade verificada entre os alunos, a curiosidade, a participação e a aprendizagem geradas ao longo dos estudos, bem como a colaboração da maioria dos pais, da equipe escolar.

Objetivo geral:
Compreender e valorizar a linguagem do folclore e suas tradições nos usos e costumes das regiões do Brasil, principalmente a do nordeste, tendo em vista ser esta cultura os quais se encontram inseridos.

Objetivos específicos:
Ampliar e oferecer conhecimentos que enriqueçam e ampliem as brincadeiras de papeis sociais, possibilitando as expressividades nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação propiciadas pela cultura folclórica;
Apresentar cantigas de roda, brincadeiras, superstições, etc.
Pesquisar comidas típicas;
Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, aproveitando-as como fonte de entretenimento;
Desenvolver habilidades para trabalhar em grupo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário