quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PROJETO DIDÁTICO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS



PÚBLICO ALVO: Aluno dos 1º anos.
DURAÇÃO: Abril à Junho.

JUSTIFICATIVA:
É comum associarmos a infância ao brincar, como se brincar fosse uma consequência imediata dessa etapa da vida... Crianças brincam e, hoje sabemos, é saudável que o façam por inúmeros motivos. No entanto vivemos um momento em que o brincar, tal como era concebido, tem sofrido transformações relacionadas às mudanças sociais.
Propor um projeto que resgate o repertório de brincadeiras tradicionais de nossa cultura é possibilitar que as crianças vivenciem benefícios decorrentes do brincar, configurando a escola como espaço possível para essa atividade. Tal possibilidade longe de implicar numa sobrecarga curricular, permite que nós, educadores, resgatemos nosso papel de promotores da sociabilidade dos alunos, ao favorecer a construção de um repertório de brincadeiras que contribui para seu enriquecimento cultural e amplia suas possibilidades de interação, pois os mesmos jogos aprendidos em classe podem se tornar alternativas de atividades para a hora do recreio, que os alunos terão possibilidades de organizar autonomamente.

OBJETIVOS:
Comunicar-se no cotidiano;
Ler, ainda que não convencionalmente;
Conhecer diferentes gêneros textuais;
Produzir textos escritos ainda que não saiba escrever convencionalmente;
Uso de texto fonte para escrever de próprio punho.

ETAPAS DO PROJETO:
Apresentação do projeto e do produto final;
Aprender brincadeiras a partir da leitura do professor;
Aprender novas brincadeiras a partir do relato oral de diferentes convidados;
Preparação dos produtos finais.

PRODUTO FINAL:
Escolha da brincadeira que será apresentada pelos alunos;
Escrita da ficha de uma das brincadeiras;
Ensaios para a tarde de brincadeiras.
FOTOS:










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