PÚBLICO ALVO: Aluno dos
1º anos.
DURAÇÃO: Abril à Junho.
JUSTIFICATIVA:
É
comum associarmos a infância ao brincar, como se brincar fosse uma consequência
imediata dessa etapa da vida... Crianças brincam e, hoje sabemos, é saudável
que o façam por inúmeros motivos. No entanto vivemos um momento em que o
brincar, tal como era concebido, tem sofrido transformações relacionadas às
mudanças sociais.
Propor
um projeto que resgate o repertório de brincadeiras tradicionais de nossa
cultura é possibilitar que as crianças vivenciem benefícios decorrentes do
brincar, configurando a escola como espaço possível para essa atividade. Tal
possibilidade longe de implicar numa sobrecarga curricular, permite que nós,
educadores, resgatemos nosso papel de promotores da sociabilidade dos alunos,
ao favorecer a construção de um repertório de brincadeiras que contribui para
seu enriquecimento cultural e amplia suas possibilidades de interação, pois os
mesmos jogos aprendidos em classe podem se tornar alternativas de atividades
para a hora do recreio, que os alunos terão possibilidades de organizar
autonomamente.
OBJETIVOS:
Comunicar-se
no cotidiano;
Ler,
ainda que não convencionalmente;
Conhecer
diferentes gêneros textuais;
Produzir
textos escritos ainda que não saiba escrever convencionalmente;
Uso
de texto fonte para escrever de próprio punho.
ETAPAS DO PROJETO:
Apresentação
do projeto e do produto final;
Aprender
brincadeiras a partir da leitura do professor;
Aprender
novas brincadeiras a partir do relato oral de diferentes convidados;
Preparação
dos produtos finais.
PRODUTO FINAL:
Escolha
da brincadeira que será apresentada pelos alunos;
Escrita
da ficha de uma das brincadeiras;
Ensaios
para a tarde de brincadeiras.
FOTOS:
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