segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PROGRAMA LER E ESCREVER



    O PROGRAMA LER E ESCREVER ESTA EM NOSSO MUNICÍPIO DESDE 2009, MAS ESTE ANO ESTAMOS DESENVOLVENDO OS PROJETO DIDÁTICOS APRESENTADOS PELO PROGRAMA COM MAIOR ENFASE, OS PROFESSORES ESTÃO MUITO EMPENHADOS EM DESENVOLVER ESTE TRABALHO, VISANDO SEMPRE O APRENDIZADO DE NOSSOS ALUNOS.
    O MAIOR OBJETIVO DESDE PROJETO É POSSIBILTAR QUE TODOS OS ALUNOS SE TORNEM LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES- COMPROMETE-NOS COM A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, QUE PROMOVA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE TODAS AS CAMADAS SOCIAIS.
   O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE LER E ESCREVER NÃO É UM PROCESSO QUE SE ENCERRA QUANDO O ALUNO DOMINA O SISTEMA DE ESCRITA. ELE SE PROLONGA POR TODA A VIDA, COM A CRESCENTE POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM A LÍNGUA ESCRITA, O QUE SE TRADUZ NA SUA COMPETÊNCIA DE LER E PRODUZIR TEXTOS DOS MAIS VARIADOS.
NO PRIMEIRO SEMESTRE DESDE ANO DE 2013, DESENVOLVEMOS EM TODOS OS ANOS UM PROJETO DIDÁTICO DO PROGRAMA LER E ESCREVER, SÃO ELES:

1º ano: Brincadeiras Tradicionais.
2º ano: Pé-de-moleque, canjica e outras receitas juninas: um jeito gostoso de aprender a ler e escrever.
3º ano: Quem reescreve um conto, aprende um tanto!
4º ano: “Confabulando com Fábulas”.
5º ano: Uma lenda, duas lendas, tantas lendas.
O 2º ano desenvolveu o projeto didático: Pé-de-moleque, canjica e outras receitas juninas: um jeito gostoso de aprender a ler e escrever.

Pé-de-moleque, canjica e outras receitas juninas: um jeito gostoso de aprender a ler e escrever.
Público Alvo: alunos do 2º ano
Duração: Abril à Junho.

JUSTIFICATIVA:
Todos os anos, invariavelmente, as escolas se ocupam da festa junina: organizar a quermesse com suas barraquinhas, ensaiar a quadrilha, providenciar os comes e bebes, cortar e colar bandeirinhas e flores. Por que então não aproveitar esse momento que invade com força total o cotidiano da escola e colocá-lo a favor da aprendizagem da leitura e da escrita?
Dentre muitas possibilidades de abordagem desse tema, optamos por enveredar pelas receitas, pois permitem a aprendizagem das práticas de leitura e escrita relacionadas aos textos instrucionais, sobre os quais não nos detivemos.
As receitas são um gênero textual muito adequado para incluir na rotina das turmas que estão na fase inicial do processo de alfabetização. É um gênero de circulação social bastante corrente, presente em todas as classes sociais (mesmo nas cozinhas mais precárias se podem encontrar receitas que estão impressas nas embalagens de produtos básicos como óleo e arroz). Sua estrutura- uma pequena ficha (tempo de preparo, rendimento e grau de dificuldade, em alguns casos), uma lista e depois um parágrafo, geralmente com os verbos nos modos imperativo ou infinitivo- facilita as antecipações e permite que se coloque em prática uma série de comportamentos de leitor relacionados a ler e fazer alguma coisa, um dos importantes propósitos sociais de leitura que nossos alunos precisam aprender.

OBJETIVOS:
Escrever receitas- de próprio punho ou oralmente, partes ou todo, avançando em suas hipóteses com relação ao sistema de escrita.
Participar de situações que envolvam comportamentos de escritor relacionados à produção de textos e à produção de uma pequena publicação.
Apreciar e valorizar receitas típicas.

ETAPAS PREVISTAS:
Localizar uma receita;
Escrita de lista;
Ler para fazer;
Pesquisa de receitas;
Produção do caderno de receitas.

PRODUTO FINAL:
Um caderno de receitas típicas de festa junina para entregar para os pais.

FOTOS:












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário