O
PROGRAMA LER E ESCREVER ESTA EM NOSSO MUNICÍPIO DESDE 2009, MAS ESTE ANO
ESTAMOS DESENVOLVENDO OS PROJETO DIDÁTICOS APRESENTADOS PELO PROGRAMA COM MAIOR
ENFASE, OS PROFESSORES ESTÃO MUITO EMPENHADOS EM DESENVOLVER ESTE TRABALHO, VISANDO
SEMPRE O APRENDIZADO DE NOSSOS ALUNOS.
O MAIOR OBJETIVO DESDE PROJETO É POSSIBILTAR
QUE TODOS OS ALUNOS SE TORNEM LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES- COMPROMETE-NOS
COM A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, QUE PROMOVA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
DE TODAS AS CAMADAS SOCIAIS.
O
DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE LER E ESCREVER NÃO É UM PROCESSO QUE SE
ENCERRA QUANDO O ALUNO DOMINA O SISTEMA DE ESCRITA. ELE SE PROLONGA POR TODA A
VIDA, COM A CRESCENTE POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM A
LÍNGUA ESCRITA, O QUE SE TRADUZ NA SUA COMPETÊNCIA DE LER E PRODUZIR TEXTOS DOS
MAIS VARIADOS.
NO
PRIMEIRO SEMESTRE DESDE ANO DE 2013, DESENVOLVEMOS EM TODOS OS ANOS UM PROJETO
DIDÁTICO DO PROGRAMA LER E ESCREVER, SÃO ELES:
1º
ano: Brincadeiras Tradicionais.
2º
ano: Pé-de-moleque, canjica e outras
receitas juninas: um jeito gostoso de aprender a ler e escrever.
3º
ano: Quem reescreve um conto, aprende um
tanto!
4º
ano: “Confabulando com Fábulas”.
5º
ano: Uma lenda, duas lendas, tantas
lendas.
O
2º ano desenvolveu o projeto didático: Pé-de-moleque,
canjica e outras receitas juninas: um jeito gostoso de aprender a ler e
escrever.
Pé-de-moleque, canjica e outras
receitas juninas: um jeito gostoso de aprender a ler e escrever.
Público Alvo: alunos do 2º ano
Duração: Abril à Junho.
JUSTIFICATIVA:
Todos
os anos, invariavelmente, as escolas se ocupam da festa junina: organizar a
quermesse com suas barraquinhas, ensaiar a quadrilha, providenciar os comes e
bebes, cortar e colar bandeirinhas e flores. Por que então não aproveitar esse
momento que invade com força total o cotidiano da escola e colocá-lo a favor da
aprendizagem da leitura e da escrita?
Dentre
muitas possibilidades de abordagem desse tema, optamos por enveredar pelas
receitas, pois permitem a aprendizagem das práticas de leitura e escrita
relacionadas aos textos instrucionais, sobre os quais não nos detivemos.
As
receitas são um gênero textual muito adequado para incluir na rotina das turmas
que estão na fase inicial do processo de alfabetização. É um gênero de
circulação social bastante corrente, presente em todas as classes sociais
(mesmo nas cozinhas mais precárias se podem encontrar receitas que estão
impressas nas embalagens de produtos básicos como óleo e arroz). Sua estrutura-
uma pequena ficha (tempo de preparo, rendimento e grau de dificuldade, em
alguns casos), uma lista e depois um parágrafo, geralmente com os verbos nos
modos imperativo ou infinitivo- facilita as antecipações e permite que se
coloque em prática uma série de comportamentos de leitor relacionados a ler e fazer alguma coisa, um dos
importantes propósitos sociais de leitura que nossos alunos precisam aprender.
OBJETIVOS:
Escrever
receitas- de próprio punho ou oralmente, partes ou todo, avançando em suas
hipóteses com relação ao sistema de escrita.
Participar
de situações que envolvam comportamentos de escritor relacionados à produção de
textos e à produção de uma pequena publicação.
Apreciar
e valorizar receitas típicas.
ETAPAS PREVISTAS:
Localizar
uma receita;
Escrita
de lista;
Ler
para fazer;
Pesquisa
de receitas;
Produção
do caderno de receitas.
PRODUTO FINAL:
Um
caderno de receitas típicas de festa junina para entregar para os pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário